HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS DE GRAÇA NA WEB

Há algum tempo publicamos no Biblioideiaseestudos que as histórias em quadrinhos haviam pulado para a tela do celular, na época falando das HQ distribuídas pela operadora de telefonia móvel “Oi”. O tempo passou e um aplicativo para Iphone entrou no mercado com HQs do projeto Kaplan que agora estão disponíveis para acesso via web. Isto significa maior democratização da HQs digitais, onde o único requisito para se acessar é um navegador e acesso a web.

A liberação para a web tem suas vantagens pois permite alcançar um maior número de usuários e a exibição de imagens em tamanhos maiores. Outro aspecto é que portar o projeto Kaplan para a web poderia significar abrir para outros modelos de aparelhos celulares sem a necessidade de programas específicos para os mais diversos sistemas operacionais mobile, bastando que o aparelho tivesse um navegador. Contudo, ao fazer um teste com o navegador nativo do Nokia 5800 é notável que a tela pequena não é interessante para a leitura das HQs disponibilizadas no site. Mas é bom estar atento ao fato de que aparelhos móveis com telas maiores como tablets e E-readers poderão se beneficiar do conteúdo.

Para quem não conhece o projeto Kaplan publica histórias em quadrinhos com 2 principais diferencias das HQs impressas: A história é exibida quadro a quadro e não com um conjunto de cenas por página e todos os quadros de uma história não são publicados de uma única vez, criando assim um vinculo de retorno como ocorre com novelas e sérias nas televisões. Fora isto, as principais característica do quadrinhos permanecem: Desenhos estáticos e balões textuais. Acesse o projeto Kaplan em http://www.projetokaplan.com.br

Diga o que pensa:

2 Comments